noticias777 Seja bem vindo ao nosso site TV Ativa do Araripe!

Economia

Governo muda regras de planos de previdência privada; entenda

Fonte: Agência Brasil por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Publicada em 27/02/2024 às 08:51h - 53 visualizações

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governo muda regras de planos de previdência privada; entenda  Compartilhar a noticia Governo muda regras de planos de previdência privada; entenda  Compartilhar a noticia Governo muda regras de planos de previdência privada; entenda

Link da Notícia:
TV Araripe

Governo muda regras de planos de previdência privada; entenda
 (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O governo federal alterou as regulamentações de planos de previdência privada, para tornar esse tipo de investimento mais atrativo para os poupadores.

 

As atualizações das normas são do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão ligado ao Ministério da Fazenda. De acordo com reguladores e agentes da indústria de previdência privada, haverá mais concorrência no mercado e mais opções de recebimento de renda para os investidores.

 

“O consumidor está no centro da nova disciplina jurídica, podendo escolher adequadamente e tomar a sua melhor decisão de investir”, avalia o superintendente de Seguros Privados (Susep), Alessandro Octaviani.

 

As mudanças estão descritas em duas resoluções do CNSP editadas em 19 de fevereiro. A número 463/2024 é direcionada aos chamados Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL); e a 464/2024, relacionada ao Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

 

As alterações ocorrem quando os planos completam 25 anos de criação e foram decididas após consulta pública ao longo de 2022, em processo de debate com a sociedade civil e participantes do setor.

 

De acordo com o CNSP, os planos de previdência privada contam com cerca de R$ 1,4 trilhão em investimentos. As mudanças trazidas pelas resoluções valem apenas para novas adesões.

 

Entenda as mudanças

Os produtos VGBL e PGBL são planos de previdência privada com característica de acumulação, ou seja, há um período de composição do investimento que será, no futuro, revertido em renda.

 

A principal diferença entre os dois está no tratamento tributário. Em ambos, o imposto de renda (IR) incide apenas no momento do resgate ou recebimento da renda. No VGBL, o IR incide apenas sobre os rendimentos; no PGBL, sobre o valor total a ser resgatado ou recebido sob a forma de renda.

 

Mais informações: 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-02/governo-muda-regras-de-planos-de-previdencia-privada-entenda#:~:text=O%20governo%20federal%20alterou%20as,ligado%20ao%20Minist%C3%A9rio%20da%20Fazenda.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 87 9 9211 4130

Visitas: 263801
Usuários Online: 16
Copyright (c) 2024 - TV Ativa do Araripe
Converse conosco pelo Whatsapp!